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O futuro da informação - 03/11/2010

Acesso a dados na velocidade do pensamento e monitoramento de redes sociais estão entre as tendências que revolucionaram o mercado

Escassez de recursos naturais, redes sociais na internet, computação na nuvem, mobilidade. Tudo isso tem mudado o cenário da Tecnologia da Informação (TI), e as empresas precisam estar atentas a isso, aponta a alemã SAP, uma das líderes no mercado de software para negócios, com sede em São Paulo. Mais que atentas, as empresas precisam acompanhar essas mudanças de forma concreta na sua gestão.

Para Diego Anunciato, consultor de pré-vendas da SAP, sustentabilidade é e continua sendo um assunto em voga, à medida que a escassez de recursos naturais e a preocupante situação climática são uma realidade. Aliados a isso, as empresas ainda precisam pensar nos âmbitos econômico-financeiro e social para manter o negócio sustentável pelos próximos anos.

''Com a democratização da internet, hoje temos milhões de conexões ao redor do mundo. Mas o principal ponto da atualidade é que a velocidade de acesso à informação cresceu substancialmente. Isso gera uma nova maneira de pensar na rede'', pontua Anunciato.

É aí que surgiram soluções como a computação na nuvem. ''Se tem várias pessoas usando as mesmas coisas, faz sentido ter um aplicativo em cada computador se posso ter tudo compartilhado e armazenar na rede?'', questiona ele.

Essa rede também gerou um grande ambiente colaborativo através das redes sociais, onde os usuários se tornaram uma rica fonte de informação e de influência. A partir daí, surge a necessidade de as empresas estarem atentas ao que se diz nesses ambientes. ''Faz sentido esperar o cliente reclamar se posso agir proativamente, transformar opiniões negativas em positivas?'', diz.

Faz sentido, tampouco, ter acesso aos indicadores para tomadas de decisões de dentro do escritório, apenas, quando o momento clama por mobilidade. Na visão de Anunciato, essas mudanças indicam um futuro em que a mobilidade passará a ser total e o acesso a dados se dará na velocidade do pensamento.

Dinâmica

Para sobreviver a um mercado dinâmico como esse, uma empresa precisa viver no ''real time'', analisa o vice-presidente comercial da SAP, André Petroucic. ''Ter a informação no final do mês para tomada de decisão já não é mais suficiente'', avalia.

No entanto, as aplicações que temos disponíveis hoje não permitem que as informações sejam analisadas em tempo real, acrescenta. ''Se tem banco de dados com tabelas relacionadas e em diversas dimensões, não é possível cruzar essas informações em 'real time'''.

Para amenizar esse problema, a tecnologia de processamento ''em memória'' já está sendo utilizada por empresas para acelerar esse cruzamento de informações. ''A tecnologia 'in memory' permite processar milhões de registros na velocidade do pensamento e vai mudar a regra do negócio'', explica Petroucic. A estimativa do IBC é que, hoje, a penetração da aplicações empresariais em memória na nuvem é de 4%. Em 2012, essa estimativa sobe para 40%.

A tecnologia em memória da SAP combina software e hardware com recursos analíticos de alto desempenho desenvolvido em parceria com a HP e a IBM. ''Antigamente memória era muito cara e a capacidade era reduzida. Hoje, o preço de memória é muito barato. É mais barato que o disco, e o tempo de processamento é 10 mil vezes mais rápido porque não tem nada físico. Ao invés de guardar seus dados no disco, (a tecnologia em memória) vai jogar na memória'', explica o vice-presidente comercial.

Mobilidade é a nova ordem

Aliado a isso, a tecnologia móvel é fundamental. ''Não adianta nada ter a informação na velocidade do pensamento se não distribui isso na velocidade do pensamento'', diz vice-presidente comercial da SAP, André Petroucic. Além disso, o gestor espera que a aplicação da empresa trabalhe da maneira como ele trabalha. E ele trabalha em qualquer lugar. ''Hoje, o novo desktop é a mobilidade'', salienta.

Ele cita como exemplo de aplicação móvel em memória uma empresa de varejo de supermercados. Os caixas em operação estarão constantemente emitindo cupons de venda, produto por produto. A qualquer momento, o gerente pode ter, do seu notebook, IPad ou qualquer aparelho móvel, informações das mercadorias que está vendendo em tempo real. ''De repente o produto de padaria está com a venda um pouco abaixo da meta. Ele pode reagir instantaneamente a essa demanda fazendo uma oferta aumentando a venda do produto'', afirma. (M.F.C.)


Mie Francine Chiba
Reportagem Local

 

 

Fonte: Folha de Londrina – PR

 




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