Agência faz até duas mil reservas por dia e tem parceria com mais de mil hotéis no Brasil e 70 mil no exterior
A agência de viagens Mala Pronta foi fundada em 2004 para ser uma empresa online que atende turistas de lazer ou negócios no Brasil e no exterior. Ela age como intermediador entre clientes em potencial e hotéis, mas só recebe o pagamento – que vem do hotel - quando a diária é paga. O diferencial é que o cliente não precisa pagar nada para a agência, que começou trabalhando com apenas algumas empresas de hospedagem e hoje já faz a ponte para mais de mil hotéis dentro do Brasil e 70 mil no exterior.
A Mala Pronta aposta no uso de redes sociais, principalmente o Twitter, Facebook e blog, para se relacionar com seus consumidores, aumentar a clientela e garantir mais informações. E como faz o link direto do cliente com o hotel, o próprio hotel acaba usando, indiretamente, as redes sociais. A Mala Pronta possibilita, então, o canal de comunicação entre hóspede e hotel. Graças a esse feedback, muitos hotéis fazem promoções exclusivas para a Mala Pronta
O fundador e diretor da empresa, Francisco Millarch, 37, sabe do poder da internet desde que cursou mestrado em mídias interativas em Londres, na Inglaterra. “A internet tem muito potencial, e acredito que teremos um grande crescimento no Brasil em turismo, por causa disso, acho que esse investimento na internet e nas redes sociais vai ser muito relevante.”, afirma.
Além de usar Twitter, Facebook e blog para abrir o canal comunicativo com os clientes, a empresa também usa as ferramentas para divulgar promoções de seus parceiros. “No momento em que um hotel passa uma promoção exclusiva para nós, divulgamos no Twitter ou no Facebook e fazemos matéria em nosso blog também. Isso gera uma comunidade online que envolve clientes e hotéis”, afirma Millarch. A empresa também faz uso de newsletters, enviadas para mais de 500 mil clientes que já usaram o serviço da agência.
O Twitter também é utilizado para monitorar e indicar opções aos clientes. “Ficamos espertos com pessoas que querem hotéis em determinados lugares, e quando alguém manda uma mensagem procurando opções, logo depois já lançamos um tweet para essa pessoa falando que tem o hotel tal, em tal lugar”, completa. Essas iniciativas levam clientes para o site da Mala Pronta, que acabam efetuando suas reservas pela empresa.
Francisco Millarch ainda diz ser fundamental abrir o canal de comunicação para o cliente. Essa proximidade permite maior fidelização. “Nunca recebemos reclamações porque não é o nosso serviço, de fato, que estão comprando, e sim o do hotel. Nós fazemos a intermediação e respondemos por isso em nossas redes”, afirma. Dos 25 funcionários da empresa, três são profissionais de comunicação social destinados somente para a administração das redes sociais.
Millarch é categórico: “As mídias sociais ajudam a fortalecer a marca e divulgá-la, é um diferencial muito importante”. Essas iniciativas garantiram um crescimento muito grande da empresa em pouco tempo. Com um investimento inicial de R$ 50 mil, o empreendimento registrou, no ano passado, um faturamento de R$ 25 milhões, um crescimento de 400% em relação ao ano anterior. Em 2008, o crescimento foi ainda maior, 600%. Mesmo com a ideia de que pequenas empresas crescem mais rapidamente, Millarch admite que “o segredo da internet é ter o capital humano, as pessoas certas”, encerra.