Da Agência Sebrae de Notícias
Os
empresários do setor do setor calçadista cadastrados no
Sistema de Inteligência Competitiva Setorial (
SIS) do
Sebrae em Santa Catarina têm utilizado cada vez mais os serviços do
projeto para buscar informações
estratégicas.
Pelo SIS, eles podem encomendar, gratuitamente, relatórios de
inteligência individuais sobre diversos temas de seu interesse. De
acordo com a
analista do projeto para o setor,
Beatrice Zanellato Mayer, a maior parte das solicitações vindas da
região de São João Batista – que reúne um dos maiores pólos calçadistas
do País - se refere a nichos de
mercado.
Assim, quem utiliza as informações solicitadas ao SIS pertence, na maioria das vezes, ao departamento comercial da
empresa.
É o caso de Daniela Machado, da Menina Rio, que solicitou e recebeu o
relatório Potencial de Consumo de Calçados Infanto-Juvenis no Brasil.
Com os contatos de diversos
lojistas em mãos, ela
providenciou o envio de marketing por e-mail a uma lista selecionada,
antes de a empresa participar pela primeira vez da FIT, a Feira
Internacional Brasileira de Moda Infanto-Juvenil, Teen e Bebê, em
junho, que segundo ela rendeu excelentes negócios para a Menina Rio.
Além de conhecer o potencial de
consumo de diferentes regiões do Brasil, com informações sobre renda per capita e faixa etária dos consumidores, as
empresas
têm acesso a relações de lojistas que atuam no País. “O objetivo é
auxiliá-los a prospectar novos clientes e conhecer bem o nicho de
mercado que querem atingir”, afirma Beatrice. Depois da entrega do
relatório, o participante do SIS recebe
consultoria individual, e também gratuita, dos consultores cadastrados pelo
Sebrae/SC.
O relatório sobre Potencial de Consumo de Calçados Infantis também
interessou a Cláudia Cipriani, do departamento comercial da indústria
Contramão. Ela resumiu o conteúdo do documento e o encaminhou aos
representantes da empresa. Uma listagem de lojas especializadas em moda
infantil no Estado de São Paulo foi repassada ao representante local,
que utilizou as informações para a prospecção de novos clientes em
território paulista. Os resultados animaram a equipe da Contramão, que
já solicitou e aguarda a conclusão de outro relatório, sobre potenciais
clientes.
Maykon Zunino, da Século XXX, utilizou o
relatório Estimativa do Potencial de Consumo de Calçados por Estados
Brasileiros e Classes Sociais para identificar estados com potencial de
consumo para as novas marcas licenciadas Iódice Denim e Faishoes e
assim formar uma equipe de vendas para atendê-los. Já o empresário
Maclodes Alexandre Machado, da Via Stilo, providenciou a
contratação de mais um representante após a leitura do documento Lojas de Calçados Presentes nos Estados de SC, PR, SP, RJ, ES e CE.
Inteligência Competitiva Setorial
Para Sérgio Fernandes Cardoso, do Sebrae/SC, o SIS desperta a
consciência dos empresários para a inteligência competitiva (IC)
setorial. Segundo ele, a equipe do Sebrae/SC é testemunha do
amadurecimento gradual dessa área, cada vez mais importante para a
sustentabilidade das empresas. “Com um ambiente de negócios instável, a
concorrência fica acirrada e o grau de incerteza nas decisões aumenta.
Conseqüentemente, aumentam as demandas por informações que auxiliem a
minimizar riscos garantir a sobrevivência e o bom desempenho”, afirma
Cardoso.
Beatrice complementa que, embora o conceito
IC setorial ainda seja novo, “a necessidade de informações qualificadas
e analisadas para a tomada de decisão faz parte do dia-a-dia das
empresas”. Isso reforça, de acordo com a analista, a relevância do SIS
para o aumento da
competitividade dos calçadistas.
Cerca de 110 empresários do setor participam do SIS
(www.sebrae-sc.com.br/sis) em Santa Catarina. Todos os serviços do
projeto são gratuitos.
Serviço:
Beatrice Mayer - (48) 9989 1444 ou (48) 8823 2178
Sérgio Fernandes Cardoso - (48) 3263 0830
Assessoria de Imprensa - (48) 3953 8068
Sebrae/SC - (48) 3221-0840