Da Agência Sebare de Notícias
Apesar de ser regido por legislações rigorosas de boas práticas de
fabricação, o setor de farmácias magistrais participa com menos de 10%
das vendas de
medicamentos no país, segundo informação da Associação Nacional de Farmácias Magistrais (Anfarmag).
O desafio de aumentar a participação nesse
mercado,
que movimenta cerca de R$ 25 bilhões por ano, está mais próximo da
realidade de 20 farmácias de manipulação do sul de Minas Gerais.
Reunidas na Associação das Farmácias do Sul de Minas (Farmasul), as
empresas formalizaram recentemente a
Central de Negócios que unifica os processos de compra, divulgação, vendas, treinamento de recursos humanos e desenvolvimento de produtos.
A Central é estruturada em parceria com o Sebrae em Minas Gerais e
começou as operações em 2007. Em dois anos, o faturamento das empresas
aumentou 20% e a economia nas compras alcançou o mesmo patamar. Parte
do ganho financeiro resultou do aprimoramento de controles. “Tinha
colegas trabalhando no vermelho em algumas linhas”, conta José
Donaldson, presidente da Farmasul e dono da Farmácia e Drogaria Nossa
Senhora Aparecida.
Nas compras em conjunto, as
empresas conseguiram descontos em materiais de consumo como, luvas e
máscaras usadas na manipulação. Os custos de fretes e prestação de
serviços para liberação de laudos do Ministério do Trabalho também
foram reduzidos.
Para aumentar as vendas, algumas
empresas do grupo passaram a trabalhar com representantes comerciais,
uma prática comum das grandes indústrias do setor. A Farmácia São
Lucas, de São Lourenço, é uma delas. A empresa está no mercado há 22
anos e tem 12 empregados. “Contratamos um profissional com 30 anos de
experiência para visitar os médicos da região”, conta Maria Isaura
Freire, sócia da empresa. Segundo ela, o fluxo de clientes na loja
aumentou. “Vários médicos também estão nos visitando”, completa.
Por meio da central, os empresários da Rede Farmasul planejam ações
comuns de divulgação. “Queremos mostrar a importância da manipulação,
as opções que o serviço oferece para o paciente e o profissional da
saúde”, adianta Donaldson. A empresa dele tem 12 anos, 20 empregados e
duas unidades: uma drogaria e uma farmácia de manipulação, sediadas em
Cambuquira.
Ao contrário das grandes indústrias, o
setor não costuma realizar campanhas publicitárias. “A manipulação é um
atendimento personalizado, ajustamos dosagens e temos preços mais
competitivos”, afirma Donaldson.
Para manter as
atividades da Central, que funciona em sede própria e tem uma
secretária, os empresários contribuem com mensalidade de R$ 200. “Esse
investimento nos dá um retorno muito significativo. Trocamos
experiências, participamos de cursos e consultorias que individualmente
seria oneroso. Com a parceria isso se torna possível”, reforça o
presidente da Central.
Fidelidade Para 2010, os empresários da Rede Farmasul planejam estratégias de
fidelização dos clientes.
“Queremos lançar cartão de crédito próprio. Comprando com ele, o
cliente acumulará bônus que poderão ser tocados por prêmios”, informa
Elizabeth Bontempo, proprietária da Farmácia VitaCorpus e tesoureira da
Central Farmasul.
A empresária participou
recentemente de missão organizada pelo Sebrae/MG a Portugal. Eles
visitaram a associação nacional do setor, que abrange 96% das farmácias
do país. “Conhecemos o programa de fidelização das farmácias de lá, que
administram cartões de crédito próprios.
As empresas
também têm serviços de aconselhamento e acompanhamento dos pacientes.
Pretendemos nos inspirar na experiência deles para criar campanhas em
nossas comunidades”, antecipa. Outro projeto da Central Farmasul é a
certificação das empresas. “Vamos estabelecer normas e padronizar
processos, para garantir a qualidade e aumentar a credibilidade de
nossos serviços”, completa Elizabeth.
Marca própria
A Central da Rede Farmasul proporcionou respaldo financeiro às empresas
para, inclusive, apostarem no mercado de cosméticos. Com um conceito de
marca fundamentado nos quesitos saúde e beleza, as empresas
desenvolveram uma linha de produtos chamada Áqua de Minas. O kit é
composto de sabonetes e hidradantes que têm águas termais em sua
composição. As águas termais são abundantes no Sul de Minas Gerais e
uma referência do turismo na região.
A Central
Farmasul também está investindo em fraldas infantis. "Teremos qualidade
e preço atrativos", garante Elizabeth Bontempo. A Fralda do Neném
começou a ser comercializada em novembro. Já a linha Aqua de Minas
estará no mercado em 2010. "Vamos contratar uma empresa para fazer o
estudo de mercado e posicionar nossas marcas", informa.
Com 25 anos de experiência no setor, a farmacêutica acredita que a
união das empresas viabiliza as metas do grupo. “Sou empresária há 13
anos e acho que o Sebrae-MG nos apresentou uma visão moderna do
associativismo. A Central de Negócios não é só uma alternativa de
apoio, mas de sobrevivência no mercado”, conclui.
Segurança
O Brasil é o único país no mundo em que as farmácias magistrais são
autorizadas a manipular medicamentos industrializados. O setor possui
normas de funcionamento que abrangem questões relacionadas a
instalações, equipamentos, recursos humanos, aquisição e controle de
qualidade da matéria-prima. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária
exige e fiscaliza procedimentos de armazenamento, avaliação
farmacêutica da prescrição, fracionamento, conservação, transporte,
dispensação das formulações e atenção farmacêutica aos usuários