O
empreendedor que começa seu negócio normalmente espera
problemas, como os entraves burocráticos e as dificuldades financeiras dos
primeiros meses. Mas o pequeno empresário corre outros riscos, muitas vezes não
tão óbvios. O G1 perguntou a especialistas quais as situações a que o
empreendedor deve estar especiamente atento.
Veja a lista das principais armadilhas apontadas por quem entende do assunto
para manter o sucesso de um pequeno negócio:
1) Contratar pessoas baratas
“Esse não é nem risco, é certeza de derrota”, diz Hélio Rodrigues da Costa,
professor da Fundação Getúlio Vargas do Rio (FGV-RJ). Para o especialista,
muitas vezes uma pessoa qualificada para a vaga faz o trabalho de dois ou três
funcionários. “É preciso identificar onde na empresa você precisa de
pessoas-chave [e investir nisso]", diz Costa.
Reinaldo Miguel Messias, consultor do Sebrae de São Paulo, vai além: “Se você
pagar a média do mercado para contratar alguém que está do lado de fora
[desempregado], você vai pegar os funcionários que as outras empresas não
quiseram”, diz ele. A solução, para o especialista, é pagar mais para tirar
bons funcionários de outras empresas.
2) Não reter funcionários e perder conhecimento humano
Esse risco é unânime entre os especialistas e, segundo eles, uma das maiores
dificuldades de qualquer empresa é reter bons funcionários. “Hoje em dia é
muito difícil achar pessoas comprometidas”, diz Ana Lígia Finamor, professora
da FGV-RJ.
Hélio Rodrigues da Costa alerta também que o conhecimento na empresa não pode
ficar ligado a uma pessoa ou a um grupo de pessoas, para que o negócio
não corra risco caso elas saiam. Ou seja: é preciso evitar aquelas situações em
que há tarefas que “só fulano sabe fazer”. “As empresas treinam pessoas, mas
têm poucos mecanismos para reter o conhecimento delas”, diz o professor.
3) Não pagar funcionários e tributos dentro da legalidade
Para Messias, não pagar os direitos trabalhistas ou tributos e outras
obrigações em dia é “um empréstimo a longo prazo”, já que quase inevitavelmente
a empresa vai ter que pagá-los posteriormente e em valor maior.
4) Não trocar fechaduras e cadeados e checar estuque do teto para
evitar assaltos
Quando o empresário começa o negócio, alugando uma loja ou galpão, é preciso
ficar atento à segurança. “Você não sabe quem alugou o imóvel antes”, diz o
consultor do Sebrae, então é preciso trocar fechaduras e cadeados das portas. O
consultor do Sebrae também aconselha que os empresários examinem o estuque do
teto, para ver se ele é facilmente quebrável, pois ladrões podem entrar
retirando telhas e roubar mercadorias e dinheiro.
O empreendedor que começa seu negócio normalmente espera problemas, como os
entraves burocráticos e as dificuldades financeiras dos primeiros meses. Mas o
pequeno empresário corre outros riscos, muitas vezes não tão óbvios. O G1
perguntou a especialistas quais as situações a que o empreendedor deve estar
especiamente atento.
5) Não respeitar a privacidade do cliente
O empreendedor deve ter cuidado com as boas intenções: às vezes, ao enviar
cartões, presentes ou outras gentilezas à casa do cliente, pode causar
problemas a ele, já que a compra feita pode ser uma surpresa para alguém ou
mesmo um segredo.
Messias dá um exemplo: “O sujeito compra um carro e a concessionária manda
flores para a casa dele agradecendo pela compra. O problema é que o sujeito é
casado e o carro comprado não era para a família, e sim para outra
pessoa."
6) Comprar para você, não para o cliente
O empresário precisa pesquisar e conhecer o gosto do cliente e fazer as compras
com fornecedores de acordo com isso, e não com seu gosto pessoal, alerta o
consultor do Sebrae.
7) Colocar todos os ovos na mesma cesta
Uma situação frequente quando o empreendedor está começando os negócios é
depender muito de um único cliente ou fornecedor. A situação deve ser evitada:
“É um risco muito grande”, diz Messias.
8) Não calcular todos os custos
Tanto antes de abrir o negócio, para preparar o imóvel, fazer contratações e
formar estoque, quanto depois, com a empresa funcionando, é muito frequente que
os empresários tenham problemas para estimar seus custos. “Normalmente, a
pessoa tem uma ideia, mas depois se surpreende com todos os gastos que precisam
ser feitos”, diz Costa, da FGV. Resultado: margem de lucro menor e ainda mais
dificuldades para a pequena empresa.
9) Não se relacionar bem com fornecedores
“O fornecedor deve ser seu parceiro, ele vai te dar dicas de tendências, de
estoque etc. Você vai ter vantagens”, diz Messias, do Sebrae.
10) Usar boas práticas sem adaptá-las à sua empresa
“Um dos maiores erros do pequeno empresário é pegar boas práticas que existem é
achar que elas servem para todo mundo”, diz o professor da FGV-RJ. “É preciso
entender a lógica por trás da prática e adaptá-la à sua empresa.” Por exemplo,
o sistema de pagamentos usado por uma grande empresa de mineração pode ser um
exemplo de boa prática, mas dificilmente fará sentido para uma pequena padaria
usá-lo.