O Laudenir Chagas Gomes, dono da Cerâmica Tapajós, em Paulicéia (SP), tem dúvida sobre o marketing para empresas participantes de uma cooperativa. “Produzimos cerâmica vermelha, tijolos, lajes e diversos tipos de produtos. Seria possível fazer um marketing para todas as empresas que estão dentro da cooperativa ou teremos que fazer um marketing individual?”
A Patrícia Mayana, da área de mercado do Sebrae Nacional, explica que “se 100% dos produtos forem comercializados pela cooperativa, então as ações de marketing devem ser feitas pela entidade para venda dos produtos de todos os associados.” A consultora alerta ainda que se, “por outro lado, houver produtos que vende diretamente pela Cerâmica Tapajós, deve ter as suas próprias ações de marketing e promoção do seu produto.”
Ações de marketing para cooperativas tem que levar em consideração a divulgação do produto em si, mas antes disso tudo, é preciso definir que mercado querem atingir. “Fizemos um estudo recente, em 2008, sobre cerâmica vermelha – que pode acessar na Biblioteca Sebrae –, e vimos que a maior parte das vendas eram direcionadas ao mercado corporativo, que são construtoras e o governo. Mas por outro lado, a distribuição indireta para home centers e lojas de material de construção é o principal canal de escoamento para o consumidor final. Muitas cooperativas esquecem de estabelecer esse relacionamento com esses demais canais.”, avalia Patrícia Mayana.
A consultora sugere que a cooperativa tenha um profissional responsável pela venda dos produtos e invistam em um site e catálogo com uma foto. “Podem também pensar em ações promocionais dentro de lojas de materiais de construção”, diz.
O Sebrae tem um programa chamado Centrais de Negócios por meio do qual ajuda exatamente grupos de pequenas empresas a se organizarem e fazerem ações de marketing, venda conjunta e compra conjunta