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Programa auxilia pequenas empresas de olho no comércio exterior - 22/06/2009

Curitiba - O Sebrae no Paraná desenvolveu uma solução sob medida para os empresários de micro e pequenas empresas que querem conquistar o mercado internacional. O Programa de Internacionalização para as MPE do Paraná começa nesta sexta-feira (19), como um projeto-piloto para um grupo de empresários em Curitiba. A intenção é estender a proposta para todo o Estado, ainda em 2009.

A primeira turma de empresários interessados no comércio exterior receberá orientações gratuitamente, das 14h30 às 16 horas, na sede do Sebrae/PR em Curitiba. “Queremos preparar as micro e pequenas empresas para a exportação e importação, fomentar e consolidar a articulação e sua integração no mercado mundial, além de dar condições para que elas sejam competitivas no mercado doméstico”, explica o consultor do Sebrae/PR Rafael Tortato.

O Programa de Internacionalização para MPE do Paraná funcionará em três etapas. A primeira consiste num atendimento coletivo, com duração média de uma hora e meia. Para participar, basta que o empresário interessado busque orientação no Sebrae/PR. A segunda etapa consiste em um autodiagnóstico, realizado pelo próprio empresário na sua empresa ou residência, por meio da internet, no site
www.internacionalizacao.sebrae.com.br. A terceira etapa prevê uma consultoria especializada em Comércio Exterior, com duração de uma hora, no balcão de atendimento do Sebrae Paraná, no valor de R$ 40.

“O cliente pode participar de qualquer uma das fases acima, o ideal é que ele siga a sequência apresentada. No entanto, não é obrigatória a participação em todas as etapas”, assinala o consultor do Sebrae/PR. Tortato lembra que a participação das micro e pequenas empresas no comércio exterior brasileiro e paranaense ainda é tímida, representa cerca de 2% do volume total de exportações. “Com a globalização, as pequenas empresas têm condições de ganhar o mercado externo, mas, para isso, precisam estar preparadas.”

O consultor do Sebrae/PR diz que exportar exige uma série de cuidados, desde uma estabilidade de produção até um sistema eficiente e seguro de entrega dos produtos. Muitos empresários, segundo ele, não conhecem programas hoje oferecidos pelo Governo Federal, por exemplo, que permitem a exportação de produtos de forma facilitada. “Não basta querer o comércio exterior, os empresários precisam buscar qualificação e know-how.”

Prospecção de mercado

Paralelamente ao Programa de Internacionalização para MPE do Paraná, o Sebrae/PR passa a promover eventos com foco na Prospecção de Mercados Internacionais. “A ideia é realizar ciclo de eventos com diversas Câmaras de Comércio do Paraná. A proposta é que cada Câmara de Comércio parceira realize também, em parceria com o Sebrae/PR, eventos em cidades-pólo como Maringá, Londrina, Cascavel e Pato Branco”, destaca Tortato.

O primeiro evento está programado para o dia 23 de junho. José Brandão Coelho, presidente da Câmara de Comércio Brasil-Portugal do Paraná, fala das 14h às 16 horas, na sede do Sebrae/PR em Curitiba. Gratuito, o tema da palestra é 'Portugal – Porta de Entrada para Negócios com a Europa'.

“Portugal é um país irmão do Brasil. Os empresários de micro e pequenas empresas de olho no mercado português poderão conhecer os principais requisitos para buscar parcerias com os portugueses, bem como terão uma visão da demanda dos consumidores portugueses. E vice-versa. Esse tipo de troca de experiências, será bom para as micro e pequenas empresas dos dois países”, avalia o consultor do Sebrae/PR.

Tortato ressalta ainda que conhecer um pouco mais sobre esse mercado é importante porque pode ser uma porta de entrada para negócios com a Europa. "A palestra do dia 23 trará informações sobre os consumidores e sobre as formas de negociação com executivos portugueses."

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias no Paraná (
http://asn.sebraepr.com.br)
sebrae@pr.sebrae.com.br




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