Atrasos nas entregas, defeitos nos produtos, serviços mal prestados e informações insuficientes, estão entre os principais percalços que desgastam a imagem das empresas e, muitas vezes, acabam em processos no Procon e até mesmo na Justiça.
Para se manter atualizado, ciente do que pode ou não ser feito, o Procon de São Paulo oferece uma série de informações em seu Site, consulte.
Dicas:
1- Seja pró-ativo. Quando o consumidor entra em contato com o Procon, uma carta é enviada a empresa, com o nome e o telefone do cliente e sua solicitação, você tem 15 dias para respondê-la. O Procon recomenda entrar em contato com o cliente antes de respondê-lo com as informações possíveis do caso e o que será feito para reverter a situação.
2- Municie-se com informações. Se após isso o problema persistir, você será convocado para uma audiência com o consumidor. Nessa etapa é fundamental que a pessoa que for a audiência tenha poder jurídico e de decisão, tenha conhecimento dos detalhes do caso, tenha documentos e provas existentes, e por fim, disposição para o diálogo. Isso é importante para que a situação seja resolvida na audiência, pois caso contrário, o reclamante pode usar o processo administrativo do Procon para entrar na Justiça.
Sendo assim, ouça seus clientes através de canais de comunicação, seja por telefone, e-mail ou contato pessoal, pois na maoria dos casos a reclamação formal no Procon é o último recurso adotado pelo consumidor.