Cinco dicas para fazer a verba de divulgação de sua empresa render mais
Investir na consolidação da marca é essencial para conquistar espaço na memória do cliente. Para ajuda-lo a aproveitar cada centavo aplicado em marketing, ouvimos dois especialistas: Paulo Cunha, professor de planejamento de comunicação da ESPM, e Guilherme Plessmann Tiezzi, professor de marketing do Ibmec São Paulo.
1- Acerte o alvo
Escolha a dedo o público-alvo de suas campanhas. “Quem atira para todos os lados dilui recursos e perde eficácia na ação”, afirma Tiezzi. Por isso, é importante focar esforços na clientela mais rentável. Para identificá-la, o especialista recomenda peneirar, com ajuda das notas fiscais, os clientes mais freqüentes, os mais recentes, aqueles com maiores gastos e os que compram produtos variados. Quanto mais dessas características um comprador reunir, mais rentável ele será.
2- Acerte nos brindes
Para evitar que bonés e camisetas distribuídos acabem esquecidos numa gaveta, Cunha sugere que, junto com seu logo, sejam escritas frases bem-humoradas. Uma opção mais séria e convencional, mas bastante eficiente, é defender uma causa que tenha apelo ao público do negócio e na qual você realmente acredite. Nos dois casos, o objetivo é um só: despertar no cliente o desejo de vestir a camisa de sua empresa com orgulho e não vergonha.
3- Apareça em publicações especializadas
Outra forma de ganhar visibilidade e credibilidade para seu negócio é escrever artigos para publicações dirigidas a seu público-alvo. Tente também se oferecer como fonte de informações para reportagens sobre seu setor. Com a estratégia, você pode ganhar status de autoridade na área de atuação da empresa. “Jornais e revistas de bairro, dos clubes locais e das associações de moradores podem ser um bom começo para pequenas empresas”, diz o professor da ESPM.
4- Acrescente um slogan na sua assinatura no e-mail
Uma pequena frase acrescentada de um logo ajuda a consolidar a marca entre os leitores de seus e-mails. Cuidado, porém, para não exagerar na dose com textos longos e imagens pesadas.A idéia é consolidar a marca e não transformar cada e-mail num comercial fora de hora.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios