Escritório Central de Contabilidade

Artigos
Competição entre equipes pode comprometer clima organizacional - 28/08/2008

Você decidiu motivar a sua equipe destacando os funcionários do mês. A partir de então, começou a premiar o melhor grupo, o melhor setor, o melhor vendedor e assim por diante. O problema é: o que parecia ser uma competição saudável tornou-se um sentimento nada nobre: a inveja.

Não existe resultado se não houver um esforço conjunto de todas as equipes da empresa, mesmo que indiretamente. Por isso, dar a alguém o título de 'salvador', pode não ser tão honesto como se imagina. Isto porque os funcionários coadjuvantes, digamos assim, se sentirão injustiçados e, conseqüentemente, desmotivados no trabalho. Resultado: o clima organizacional não poderia ser pior.

Para cada ação, uma reação
Ao mesmo tempo em que a reação de um funcionário diante de uma situação como esta pode ocasionar um tipo inofensivo de inveja, calcada na desmotivação, ressentimento e torcida 'muda' pelo fracasso do colega, existem também reações mais agressivas, como o boicote.

É nítido, em uma pirâmide organizacional, que existe muito mais espaço na base do que no topo, de forma que, ao definir cargos de gerência, alguém sempre será preterido. E é aí, neste ponto, que surge uma série de sentimentos no 'injustiçado'. 'Ainda não foi desta vez! Quantos anos perdidos! Ele tem mais influência do que eu!'

Argumentos pouco justificáveis
Em momentos como este é comum pensar no que o preterido considera ter sido o seu esforço máximo pela empresa em tanto tempo. O trabalho até mais tarde na semana. Os finais de semana perdidos. As férias que não foram tiradas...Mas será que é isto que a empresa realmente espera na hora de definir uma promoção na equipe? Provavelmente outras variáveis serão analisadas, como componentes mercadológicos, financeiros, estratégicos e comerciais.

Crescer dentro da empresa sem passar por cima de ninguém, pelos seus próprios méritos, é o curso natural da ascensão de qualquer profissional. Mas trazer implícito, nesta empreitada, um sentimento de possuir o que é do outro, nos leva ao completo sentido negativo que a palavra inveja denota.

O ideal aqui, no lugar de sair por aí cultivando sentimentos negativos, é 'por a mão na massa' e dar a volta por cima, investindo no seu talento e aprimoramento profissional para integrar o time das 'estrelas' do seu grupo e dar o exemplo para quem ainda não se destacou desta vez. Em uma empresa não há vencedores ou perdedores, há trabalho conjunto, em equipe.

Por esta razão, antes de sair por aí disseminando entre os seus funcionários a cultura da competição interna, tenha bem claro que os ruídos costumam existir, de forma que a mensagem que você gostaria de passar pode não ser a mesma que eles irão receber, e o espírito de equipe pode dar lugar a um verdadeiro campo de batalha.

Fonte: InfoMoney



Voltar